sexta-feira, 7 de maio de 2010

Aula do dia 07/05/2010

Bom fim de tarde a todos os leitores,

Após a aula de área de Projecto desta semana, pouco há a dizer relativamente à aula em si...

Em primeiro lugar, assistimos à palestra que era o produto final do grupo Projecto Casa, também de Área de Projecto. Foi uma palestra interessante, visto que teve a participação especial de uma cadela de assistência a pessoas com deficiências, a Bruna. No segundo bloco de 90 minutos da aula, o nosso grupo limitou-se a procurar "clips" de séries para elaborar o tal vídeo que será apresentado na exposição final de Área de Projecto.
Como podem ver, esta aula pouco tem que se lhe diga...

Decerto não se compara com o resto da semana, que demonstrou ser bastante exaustiva.
Sem contar com apresentações de outras disciplinas, tivemos muito trabalho para fazer no âmbito da Área de Projecto. Isto porque, como ainda se devem lembrar, esta é a semana do nosso ilustre colóquio, o qual teve lugar no auditório da escola, ontem às 17 horas. Mas já lá vamos... Primeiro é fundamental falar dos preparativos para este colóquio.

Na Terça-Feira, 4 de Maio, decidimos ir à procura de uma gráfica profissional para imprimir o nosso livro. Então, dirigimo-nos à ACESSO Indústria Gráfica, que se localiza perto da nossa escola (ficámos a conhecer esta gráfica através de um mail que eu recebi, sem saber como). para tal, tivemos a ajuda da minha mãe, que se prontificou a levar-nos lá e a trazer-nos de volta.
A visita correu bem, uma vez que, após uma "reunião" com o Sr. Sérgio Santos, funcionário da empresa, ficámos com a ideia de que seria possível fazer a impressão dos nossos 7 livros (número da plenitude), por um preço não muito alto. No entanto, precisávamos de alterar o tipo de ficheiro do nosso livro, de Microsoft Office Word para pdf, de forma a que a impressão fosse perfeita. Assim, fomos para casa com a missão de alterar o formato e de enviar o livro por mail para o e-mail da gráfica o mais depressa possível. Contudo, e porque um contra-tempo nunca vem só, encontrámos alguns erros no livro, pelo que só conseguimos enviá-lo depois das 22 horas (que era a hora de encerramento da gráfica).
No dia seguinte, quando me encontrei com o Nelson, ele informou-me que já tinha telefonado para a gráfica a perguntar se o trabalho que pedimos já estava em andamento. Felizmente, a resposta foi positiva, pelo que ficámos agradados com a perspectiva de ter os livros prontos antes do colóquio (visto que pretendíamos oferecer um dos exemplares ao nosso convidado, o Sr. Prof. Dr. José Eduardo Pinto da Costa).
Já durante a tarde de Quarta-Feira, voltámos a telefonar para a gráfica, e informaram-nos que os livros já estavam prontos e poderíamos ir lá buscá-los ainda naquele dia. Assim, fui eu e a minha mãe buscá-los. Posso dizer-vos que a gráfica fez um bom trabalho, pelo que a recomendo a quem procure livros de alta qualidade (vá lá, um pouco de publicidade, eles merecem xD).

Quinta-Feira chegou e, portanto, a hora de início do colóquio aproximava-se perigosamente (até parecia que tinha sido ontem que tínhamos reservado o auditório para este dia). Depois do almoço, o Nelson decidiu ir a casa buscar a máquina fotográfica, para mais tarde, durante o colóquio, perpetuar os melhores momentos quer em fotografia quer em vídeo. Enquanto ele não regressava, eu, o Helder e o Francisco fomos à direcção para relembrar a directora do nosso colóquio. Também fomos testar os equipamentos do auditório (microfones) e ainda relembrámos alguns alunos e funcionários de que o colóquio estava quase a ter início. Quando o Nelson regressou, fomos "tratar das águas", ou seja, arranjar um copo e água para o nosso convidado. Tais elementos (que não podem faltar numa palestra da mais alta qualidade) foram obtidos no buffet da sala dos professores.
Depois de prepararmos as nossas participações no colóquio, chegou o momento de esperarmos a chegada do professor na entrada da escola. Tanto esperámos que, a certa altura, pensámos que talvez se tivesse esquecido ou algo de importante tivesse surgido. Mas, de repente, reparámos que ele já se encontrava no interior da escola, acompanhado pela directora, a Dr.ª Paula Romão. Fomos, assim, ao encontro dele para nos apresentarmos e para efectuarmos os últimos preparativos...

No final do colóquio, sentimo-nos extremamente satisfeitos e orgulhosos, uma vez que, digamos, foi um sucesso! Ao princípio, o auditório não estava tão cheio como esperávamos, mas ao longo do tempo foram surgindo cada vez mais pessoas para ouvir o professor. É de salientar (e louvar) a capacidade de improvisação do professor (penso que quando chegou, não tinha bem a certeza do que vinha falar) e ainda de captar a atenção do público, principalmente através da boa disposição. Ainda no fim da palestra, apresentámos o nosso livro (que é outro dos nossos produtos finais, para além da própria palestra) e oferecemos um exemplar ao professor e outro à biblioteca da escola, como combinado. Também oferecemos outro exemplar à nossa professora de Área de Projecto, Ana Maria Meireles.

Penso que este "textão" resume bastante bem (e que grande resumo!) esta semana que já está quase no fim.
Estamos na recta final do ano lectivo e, portanto, as nossas tarefas no âmbito da disciplina de Área de Projecto estão quase finalizadas. Falta-nos apenas as apresentações orais (na próxima Sexta-Feira), a entrega dos relatórios individuais e dos dossiers de grupo (daqui a duas e três semanas, respectivamente) e a exposição final, no dia do Sarau da escola.

Sem mais a acrescentar,

Até à próxima ocasião,

Edgar Pires n.º8 12.ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário