sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Aula do dia 12/02/2010

Boa tarde amabilíssimos leitores,

Pois é, hoje estou a escrever mais cedo, visto que só tivemos a aula de Área de Projecto (tinha de ser esta disciplina a estragar-nos o "fim-de-semana bastante prolongado")...

Nos primeiros 90 minutos da aula, estivemos muito atentamente atentos a assistir a uma palestra alusiva ao tema "Como elaborar um relatório individual?". Foi-nos extremamente útil, visto que faltam poucas semanas para entregarmos os nossos relatórios individuais de AP.
Após o intervalo, que foi preenchido com a leitura de um jornal desportivo (temos de estar sempre atentos ao mundo da bola :p), dedicámo-nos ao desenvolvimento do nosso projecto. Enquanto o Nelson procurava informação na Internet, eu, o Helder e o Francisco esperimentámos a técnica de detecção (aviso desde já que não escrevo deteção, como o novo acordo ortográfico estabelece) de impressões digitais com pó de giz e um pincel de barbear. Parece maluco, mas ainda deu alguns resultados, sendo que dois deles foram ficar com os cadernos pretos brancos (perceberam esta?) e espalhar pó de giz pela sala toda (não foi propriamente a sala toda, digamos que foi o nosso "cantinho", que equivale a cerca de 1 décimo da sala :D). Mas ainda obtivemos algumas "meias-impressões digitais"...
Depois da "bagunça", eu dediquei-me ao tratamento de informação relativa ao meu tema e os restantes dedicaram-se ao tratamento de informação relativa aos temas deles.

Penso que é tudo por hoje.

Até à próxima ocasião,

Edgar Pires n.º8 12.ºD

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

5ª aula do 2º Periodo

Boa noite a todos,

Na aula da passada semana, por mais uma vez ter uma consulta marcada para a hora da aula de AP, nao pude marcar presença. Felizmente, e porque a consulta foi relativamente curta, pude aparecer no 2º bloco e ajudar no que foi preciso.
Pelo que os meus colegas me contaram, no primeiro bloco apanharam um grande susto motivado pela possibilidade de não cedência do auditório. O bizarro é que já no período passado havíamos reservado o auditório e, mesmo assim, tivemos que formalizar o nosso pedido numa carta para a direcção da escola. Para além disso, nessa mesma carta convidámos a directora da escola, a Drª Paula Romão, para participar no nosso colóquio. Certamente que estará interessada em visitar o grupo que tanto apoiou quando tivemos aquele acidente no tema da Jardinagem, lembram-se?

Já no segundo bloco, quando cheguei à sala, deparei-me com os meus colegas atarefados com um pó de giz em cima dum caderno. Fiquei estupefacto com tamanha descoberta que realizámos ao constatarmos que podíamos usar montanhas de pós para a marcação de impressões digitais. Certamente que iremos aproveitar esta tamanha descoberta para a apresentarmos no dia aberto das ciências. No tempo que nos restou, "tratámos de tratar" da informação que já resgatámos e procurámos mais informação, como tem sido hábito em todas as aulas.


É tudo.

Francisco Assunção nº10 12ºB

Suspense e medo

Boa tarde comedidos leitores,

Esta semana revelou-se bastante assustadora. Ficámos com medo de ficar sem o "ultra-necessário" auditório.

Após o pequeno e habitual diálogo da professora com os alunos, eu e o Hélder, fomos à direcção para alterar a data de marcação do auditório (adiantar um dia relativamente à data anterior). Foi neste momento que apanhámos um enorme susto: a Sra. Eduarda disse-nos que nesse dia haveria reunião de professores, à hora a que pretendíamos que o nosso colóquio se realizasse. Disse-nos para voltarmos mais tarde para nos informar com certeza. Mais tarde voltámos, como nos havia sido pedido, e, FELIZMENTE, a escola deixou-nos prosseguir com a nossa iniciativa, todavia teríamos que formalizar o pedido (esta foi, sem dúvida, a actividade mais esquisita feita pelo nosso grupo de AP. Nunca imaginei escrever uma carta a pedir algo, para o qual já soubesse a resposta).

Nesta aula, também fizemos umas pesquisas sobre Antropologia e impressões digitais. Há destaque para a INFINIDADE de pós que podem ser usados para ajudar a identificar/recolher impressões digitais. Quanto ao meu tema, Antropologia, a dificuldade em encontrar informação começa a ser cada vez maior, pelo que terei de investigar em áreas muito muito (mas mesmo muito) ligadas à mesma. Certamente que no fim teremos um livro com factos e acontecimentos que nunca se imaginou serem possíveis.

Sem mais a acrescentar,

Nelson Cardoso nº18 12ºD

5ª aula do 2º período

Bom dia caros leitores,

Esta semana revelou-se um pouco mais intensa do que o habitual. Primeiramente, enquanto o Edgar revia e seleccionava informação relativa ao seu tema (Análise de DNA), eu e o Nelson dirigimo-nos a direcção a fim de confirmar a data e hora em que terá lugar o nosso colóquio. Disseram-nos que entrariam em contacto com a direcção e que nos dariam uma resposta em breve. Voltámos para a sala e, enquanto aguardávamos, dedicamo-nos à procura de informação sobre os nossos temas.
Numa das nossas pesquisas, surgiram os diferentes tipos de "pó" utilizados na detecção de impressões digitais, sendo um deles o pó de giz. Ora giz é coisa que não falta numa escola. Tratámos imediatamente de experimentar. Após termos esmagado o giz para obter o dito pó, eu fui à procura do Sr.Pinto para lhe pedir um pincel emprestado para a nossa experiência. Infelizmente, após uma infindável busca, não havia pincel para ninguém.
Pouco tempo depois, voltámos à direcção, onde uma resposta já nos aguardava. Foi-nos dito que o nosso pedido tinha sido aceite, mas que teríamos de elaborar um pedido formal, por escrito, para oficializar a autorização. Assim fizemos. Elaboramos o referido pedido e, após aprovação da professora, tratamos de o imprimir e de o entregar em mão à direcção.
Recebemos ainda a notícia de que, este ano, o Sarau contará com a ajuda dos alunos de Área de Projecto, pelo que nos vão sobrecarregar ainda mais com trabalho.

Até a próxima oportunidade,

Helder Moreira nº11 12ºD