sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

12ª Semana - "Relax"

Boa noite deleitosos leitores,

Depois de várias semanas de trabalho árduo em área de Projecto, a aula desta semana mostrou-se bastante "relaxante". Isto porque nos primeiros 90 minutos de aula, assistimos, no auditório, a uma palestra alusiva à massagem terapêutica, da autoria do grupo de AP "Viva, Há Alternativa". Foi interessante e também divertida (o orador era exímio na arte de entreter e captar a atenção do público).
Nos segundos 90 minutos da aula, entregámos o dossier de grupo à professora para esta o avaliar e fomos para a biblioteca para elaborar um mail de resposta para o Sr. Prof. Dr. J. Pinto da Costa. Esta aula foi calma, visto que foi a última do período (penso e espero eu :D), portanto, pudemos descontrair e descomprimir um pouco (tínhamos tido avaliação de Dança na primeira aula da manhã, Educação Física). Ainda tivemos tempo para preencher a ficha de auto e hetero-avaliação da disciplina.

Mais não tenho a acrescentar (hipérbato),

Não sei se na próxima semana irei "postar" qualquer coisa, caso não o faça... Boas Férias e Feliz Natal e Próspero Ano Novo!... caso o faça, repetirei isto na próxima Sexta-Feira xD...

Edgar Pires n.º8 12.ºD

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

11ª semana - "O bom e o mau" (para quem quiser: "A Bela e o Monstro")

Boa tarde mezurados leitores,

Nesta longuíssima semana, tivemos uma infinidade de tarefas e assuntos a tratar: testes, apresentações de trabalhos, entrega de trabalhos e ainda uma visita ao Laboratório Aberto do IPATIMUP. O único momento de descanso foi mesmo o feriado, que, mesmo assim, foi passado a estudar.
Vou começar por fazer referência à visita ao L.A. do IPATIMUP (alguns dos nossos colegas diziam "IPATIPUT", não me perguntem porquê) que adorámos. Como lá fomos? Perguntarão vocês. E eu respondo: de Metro :) (certamente não é a resposta que pretendiam). Na verdade, fomos convidados por um outro grupo de AP que, sabendo que o nosso grupo se dedicou ás "Ciências Forenses e Criminais", nos meteu uma "cunha" para esta divertidíssima actividade. Nesta visita, vimos dois importantíssimos aspectos na resolução de um crime: a sofisticadíssima recolha de provas (neste caso, sangue e impressões digitais) e ainda a identificação do criminoso através do DNA (processo denominado electroforese). A electroforese não é um método exclusivo à resolução de crimes, como referiu o Edgar há dois posts atrás (acabei de inventar uma nova unidade de tempo. Há o segundo, o minuto, a hora e outros, acrescentando-se agora o recém chegado "post". Utilizei esta linguagem, pouco precisa, para que, caso queiram, possam verificar as mencionadas aplicações da electroforese. Entretanto, aproveito para dizer que acabo de fazer um dos maiores parêntesis na história da língua Portuguesa). No fundo, digamos que foi um dia bastante diferente face ao que estamos habituados.
Agora, para contrastar, vou escrever sobre a entrega do Anteprojecto. Depois de uma quinta-feira única, o Anteprojecto tirou-nos a alegria. Contrariamente ao que estávamos à espera, tal como a professora, a nota, digamos que foi um pouquíssimo MÁ. Neste momento, já depois da entrega do Relatório, sinto-me amedrontadíssimo como o que deste possa sair.
Nesta mesma aula, na qual entregamos o relatório, tivemos que apresentar aos outros grupos tudo o que tínhamos feito até ao momento, incluindo os nossos futuros planos. De uma maneira geral, sinto que o grupo esteve bem, podendo ter estado melhor. E de uma maneira particular? perguntam vocês. De uma maneira particular também :D. Acho que estive demasiado nervoso, o que é costume em apresentações de trabalhos. Mas, desta vez, aconteceu algo muito curiosíssimo, gaguejei constantemente. Inexplicável.
E, para finalizar e contrastar novamente, vou situar-me no convite ao Sr. Prof. Dr. Pinto da Costa. Como já foi possível perceber, através da palavra "contraste", a resposta de sua Ex.ª deixou-nos felicíssimos. Tínhamos medo que pudéssemos, mais uma vez, ficar sem qualquer tipo de resposta, pois, certamente, esta grandiosa figura nacional terá uma agenda mais ocupada que a do sr. arquitecto. Prova disso foi a sua resposta. Tivemos que antecipar um dia o nosso colóquio, para dia 6 de Maio, porque este mezurável homem, repito, MEZURÁVEL HOMEM, já tinha outras actividades para o dia proposto! Inacreditável. Sentimo-nos completamente lisonjeados por podermos trazê-lo à nossa escola. Precisamos agora de esclarecer alguns pormenores com o Sr. Pinto da Costa, para que o colóquio possa ser um sucesso inesquecível.
Neste momento começo a preparar-me para a recepção do relatório (convém fazê-lo com alguma antecedência, disse o meu médico de família), pois nem tudo o que parece perfeito, o é.

Até à próxima,

Nelson Cardoso nº18 12ºD

P.S. Hoje estou com a mania dos adjectivos superlativos absolutos sintéticos (acrescentar o sufixo -íssimo). Empreguei-os várias vezes, numa tentativa de atribuir humor ao texto (espero nao ter fracassado), e também para que possam ver que nesta semana experimentámos os extremos "bom" e "mau".


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

11ª semana

Boa tarde caríssimos leitores,

Como já se adivinhava, esta semana revelou-se bastante difícil. Para além da preparação da apresentação oral da última aula, ainda tivemos que elaborar o relatório de grupo onde relatámos todas as actividades deste primeiro período.
Como os meus colegas já referiram, recebemos o anteprojecto, com uma nota inferior à que seria desejada. No entanto, este foi o nosso primeiro trabalho do género, e acreditámos que podemos fazer muito melhor já no próximo período.
Toda a aula foi preenchida pelas apresentações orais dos diferentes grupos. Penso que o nosso grupo teve uma boa prestação e conseguiu transmitir o conteúdo essencial do nosso projecto. Durante a apresentação de cada grupo, os restantes grupos deveriam fazer uma avaliação das prestações de todos os elementos de cada grupo e de si mesmo.
Como também já foi esclarecido pelos meus companheiros, o Sr. Prof. Dr. J. Pinto da Costa já nos enviou a sua resposta que, para alegria geral, foi positiva. Iremos assim poder contar com a sua presença no nosso colóquio, faltando apenas acertar detalhes relativos à data da sua realização e às temáticas a serem abordadas no mesmo.
Na quinta-feira (3 de Dezembro) realizamos uma visita ao laboratório aberto do IPATIMUP. Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer, em meu nome e em nome dos meus colegas, ao grupo de "Genética, Saúde e Ambiente", que teve a amabilidade de nos levar consigo na referida visita. Durante esta visita, foi-nos possível realizar diversas experiências relativas à recolha e análise de DNA, que poderão vir a ser úteis para o nosso projecto. Assim, pudemos ver uma técnica muito utilizada nesta área, a Electroforese. Como o meu colega Edgar já frisou, houve muitos momentos de boa disposição, que aliados a um pouco de ciência, tornaram esta tarde bastante agradável.

Até à próxima oportunidade,

Helder Moreira nº11 12ºD