sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aula do dia 23/04/2010

Bom fim de tarde a todos,

Hoje decorreu mais uma aula calma de Àrea de Projecto, na qual não saímos do nosso "covil", ou seja, não fizemos trabalho de campo. Apenas nos limitámos a "arrumar a casa" xD...

Em primeiro lugar, mostrámos à professora o mail de resposta do Sr. Prof. Dr. Pinto da Costa ao nosso mail da semana passada. Dedicámo-nos, em seguida, à escrita de um mail de resposta a este último, no qual indicámos a morada da escola e os nossos contactos (de novo) e ainda confirmámos a existência de lugares de estacionamento em abundância há hora marcada (espero que não estejamos errados).
Depois, tratámos de elaborar o posfácio do nosso livro, e penso que posso afirmar que o mesmo está concluído (finalmente!)...
Ainda tivemos tempo para finalizar o cartaz (que acabou por se transformar em dois) que distribuiremos pela escola para promover o nosso colóquio do dia 6 de Maio.

É também importante referir que já convidámos a nossa antiga professora de Física e Química, Manuela Vale, para assistir ao nosso colóquio, convite que ela aceitou com todo o agrado. Também já pedimos ao professor Abílio Calheiros para fazer a revisão linguística do nosso livro e tivemos mais uma resposta positiva.
Penso que a partir de agora, nada nos vai parar e nada pode correr mal.

Até à próxima ocasião,

Edgar Pires n.º8 12.ºD

quinta-feira, 22 de abril de 2010

aula do dia 16/04/2010

Boa noite caros leitores,
Como os meus colegas já referiram, podemos considerar que o Dia Aberto das Ciências correu bastante bem. Os diversos alunos que passaram pelo nosso cantinho, mostraram-se, na sua grande maioria, interessados na nossa actividade, tornando a nossa tarefa bastante mais fácil.
Hoje foi um dia bastante calmo, principalmente pelo facto de grande parte da comunidade escolar ter participado na caminhada realizada pela escola todos os anos. Porém, como alunos interessados que somos, decidimos não participar na actividade e aproveitar o ambiente mais
sossegado para investir no nosso projecto. Começamos por elaborar um cartaz com vista à divulgação da nossa palestra, a realizar dentro de apenas três semanas. Serão espalhadas várias cópias por pontos estratégicos do recinto escolar, de forma a que toda a gente esteja ao corrente deste evento.
Tivemos ainda a pensar na conclusão do nosso livro, mas acabamos por adiar mais um pouco essa tarefa devido à escassez de ideias que se verificou na altura.
Houve ainda tempo para enviarmos um mail ao Prof. Pinto da Costa a fim de lhe relembrar o seu compromisso para connosco, e de saber todo o material de que o nosso convidado irá necessitar para fazer da nossa palestra um sucesso.
Já perto do último toque, recebemos a notícia de que as outras turmas de AP já tinham dado por encerrada a aula devido, mais uma vez, à pouca afluência de alunos verificada nessa manhã. E assim, não querendo fugir à regra, demos também por encerrada a aula desse dia.
Até à próxima,
Helder Moreira nº11 12ºD

De volta ao trabalho...


Boa tarde ilustres leitores,

Como já devem ter reparado, tivemos uma pequena interrupção motivada pelas férias da Páscoa em que não escrevemos no blog. Agora de volta ao trabalho, cá estamos para relatar as últimas do nosso projecto.

Antes de irmos para férias tivemos a nossa intervenção no Dia Aberto das Ciências. Como já disseram os meus colegas, acabou por tudo correr bastante bem, em que acabámos por sair do Laboratório de Biologia já com todo o processo mais que mecanizado, com umas dezenas de impressões digitais, uma experiência reforçada nesta área e uma caixa de petri partida por mim... mas nada que não fosse facilmente ultrapassável.

Na aula de sexta, a nossa primeira função foi elaborar um cartaz alusivo ao nosso colóquio. Esse mesmo irá ser impresso numa gráfica especializada e será exposto por toda a escola.


Posteriormente, dedicámo-nos à elaboração de um mail para o nosso palestrante a confirmar a sua presença. Perguntamos ainda qual vai ser o material de que vai precisar e se haverá tempo para os espectadores colocarem questões. O professor já respondeu referindo que vai precisar de um simples videoprojector. Coisa fácil :P. Solicitou ainda os nossos contactos e morada da escola para nos contactar em caso de alguma eventualidade. Parece que já se esqueceu onde os apontou dado que essa já foi uma informação fornecida por nós. Amanhã trataremos de lhe responder.



Pelo meio ainda tentamos progredir um pouco na finalização do nosso livro. Foi mesmo tentar porque a nossa falta de ideias não nos deixou ir para além disso.



Até para a próxima semana,



Francisco Assunção nº1o 12ºB

aula do dia 16-04-2010

Boa tarde mesureiros leitores,

Como não houve qualquer mensagem dedicada ao Dia Aberto das Ciências, irei começar por fazer um pequeníssimo resumo do mesmo. Como o Edgar já referiu, o Dia Aberto das Ciências correu bastante bem. Os alunos aderiram e gostaram bastante da nossa actividade e video, sendo que alguns deles até quiseram levar a própria impressão digital. Digamos que foi um dia BASTANTE divertido.

Quanto à última aula, focamo-nos essencialmente na colóquio, pois o dia do mesma aproxima-se muito rapidamente. Começámos o período com a escrita de um mail para o Sr. Prof. Dr. José Eduardo Pinto da Costa. Neste, relembrámos o nosso convidado da data colóquio, aproveitando para pedir que nos indicasse o material que necessitará no "grande dia", e ainda lhe pedimos algum "tempinho" para no fim da palestra colocar algumas questões que possam invadir as mentes dos espectadores.

Como será necessário dar conhecimento do nosso colóquio à comunidade escolar, nada melhor que uns cartazes afixados nos "pontos-chave" da nossa escola (não nos ficaremos por aqui, pois um grupo como o nosso não se satisfaz com uns meros cartazes) para podermos difundir o acontecimento do ano. É nesse momento que a professora chega (enquanto fazíamos o nosso cartaz A3) com mais trabalho e dúvidas. Convites para a Sra. presidente da Associação de Pais? E para a Dra. Paula Romão? Não há uma prenda para o Sr. Pinto da Costa?... Não há nada como ter alguém que percebe do assunto a proteger as nossas costas (digam o que quiseram, mas não digam que não existem "anjos-da-guarda"). Temos que colmatar todos estes pequenos pormenores para que nada falhe quando o Sr. Pinto da Costa chegar à nossa escola.

Relativamente ao nosso livro, não há muito a dizer. Ainda nos falta o posfácio e, assim que este estiver pronto, o livro será entregue a um professor de português, para que identifique e corrija os erros que o livro possa ter (duvido muito que hajam erros) e, deste modo o livro do milénio poderá ser impresso e distribuído para satisfação de todos.

Sem mais a acrescentar,

Nelson Cardoso nº18 12ºD