sexta-feira, 20 de novembro de 2009

9ª Semana - Entrega do Anteprojecto

Boa tarde estimados leitores,

Durante esta semana temos vindo a elaborar o famoso anteprojecto, que supostamente seria entregue hoje...
No início da aula (dia 20 de Novembro), uma vez que ainda não o tínhamos terminado, dedicámo-nos à sua finalização. Quando o terminámos eram ainda 12 horas, portanto, fomos obrigados a esperar até às 13 horas para poder imprimir o documento.
Desta forma, enquanto esperávamos pela hora certa, dividimos as tarefas, ou, por outras palavras, as técnicas que cada um irá trabalhar. Assim, eu, Edgar, irei estudar o processo de análise do DNA; o Nelson debruçar-se-á sobre a Antropologia forense; O Helder trabalhará as impressões digitais e, por último, caberá ao Francisco o estudo das manchas de sangue. Também efectuámos alterações neste blog, a nível do esquema de cores (tivemos queixas de que a nossa escrita estava indecifrável devido às cores).
Quando chegaram as 13 horas, dirigimo-nos à biblioteca para imprimir o anteprojecto. No entanto, a funcionária da reprografia informou-nos que as impressões a cores não tinham a qualidade que o nosso documento exigia. Asssim, decidimos voltar para a sala de aula. Comunicámos à nossa professora de AP o sucedido e, portanto, ficou combinado que entregaremos o nosso anteprojecto (impresso e com qualidade) na próxima Segunda-Feira, dia 23 de Novembro.
No resto da aula de AP, aproveitámos o tempo para pesquisar acerca do convidado especial que irá marcar presença na nossa palestra final.

Penso que é tudo por esta semana, até à próxima.

Edgar Pires n.º8 12.ºD

8ª semana

Boa tarde caros visitantes,

Como já foi dito (e repetido), o novo tema do nosso projecto que surgiu em detrimento do tema "Jardinagem" foi "Ciências Forenses e Criminais".
Nesta 8ª semana (1ª semana com o novo tema), devido exactamente a essa mudança de projecto, foi necessário um esforço redobrado da nossa parte para tentarmos alcançar o patamar em que já nos encontrávamos no antigo projecto. Começámos por informar a professora do nosso novo tema e dos planos que já havíamos idealizado nas nossas cabeças. Em segundo lugar, dirigimo-nos à nossa ex-professora de Física e Química pois fomos informados que esta estaria interessada em desenvolver um projecto na área de Ciências Forenses, e como tal poderia ajudar-nos com algumas ideias e informações úteis para o nosso projecto. Contudo, a professora encontrava-se em aula e tivemos que esperar até ao intervalo seguinte. Durante este tempo de "espera", dedicamo-nos à procura de ideias para desenvolvermos e à criação deste blog. Durante o intervalo, fomos falar com a referida professora; esta mostrou-se disponível para ajudar e cedeu-nos de imediato documentos relativos a algumas técnicas forenses do nosso interesse.
Como também já foi referido, focamos a nossa atenção em quatro áreas principais que já foram referidas pelos meus colegas (excepto a tal que o Nelson decidiu criar suspense e que será revelada em breve). De entre os diferentes objectivos que pretendemos com o nosso projecto, destaca-se a demonstração experimental de diversas técnicas forenses, e a organização de uma palestra final com um convidado de honra a revelar futuramente.

Sem mais notícias de momento,
Até à próxima,

Helder Moreira nº11 12ºD

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

8ª semana

Boa tarde prezados leitores,

Como é do vosso conhecimento, o nosso novo tema é "Ciências Forenses e Criminais". Suponho que para alguns de vocês, a expressão "novo tema" vos deixe confusos. Anteriormente a este tema, tratámos um outro relacionado com Jardinagem (área relativamente semelhante a Ciências Forenses e Criminais). Para quem também estiver interessado, ou mesmo curioso, aqui fica o nosso antigo blog: http://www.leafclubap.blogspot.com/.

Esta 8ª semana de trabalho, poderá ter parecido pouca trabalhosa, no entanto foi uma aula bastante cansativa a nível psicológico. Não tentem imaginar, pois poderão ficar com dores de cabeça...

No início da aula, informámos a professora do novo tema, diminuindo a sua preocupação, uma vez que o anteprojecto terá que ser entregue dia 20 de Novembro. De seguida, procurámos a professora Manuela Vale (Química), que, segundo uma colega nossa (Ana Patrícia), estaria interessada em trabalhar na área das Ciências Forenses e Criminais. Contudo, tivemos que esperar pelo intervalo, pois a professora estava em aula ("esperar", parece ser o lema do nosso grupo). Voltámos à sala, onde, "desesperadamente", nos dedicámos à procura de ideias/objectivos para o ano lectivo. Criámos também um novo blog (este mesmo). Já quase no intervalo, dirigimo-nos ao pavilhão onde a professora Manuela Vale se encontrava em aula. Esperámos até tocar, e perguntamos-lhe quais as suas ideias e conhecimentos acerca do tema. A professora foi muita atenciosa, explincando-nos vários pormenores sobre esta área e ainda nos forneceu dois documentos que, com toda a certeza, nos serão muito proveitosos. Depois desta importantíssima ajuda, voltámos à sala de aula e dissemos à nossa professora de Área de Projecto tudo o que tínhamos em mente incluindo as ideias da professora de Química. Estamos a pensar em abordar quatro técnicas forenses, uma vez que o nosso grupo é constituído por 4 elementos. Impressões digitais, comparação de DNA e antropologia são 3 das sub-áreas (só para a próxima é que sabem qual a outra técnica. Particularmente, gosto de criar suspense...). Como produtos finais, um livro subordinado ás Ciências Forenses e Criminais, um dia (Dia Aberto das Ciências) em que todos os alunos possam experimentar algumas das técnicas forenses e ainda uma palestra no auditório da escola (com um convidado especial).

Até à próxima semana,

Nelson Cardoso nº18 12ºD

8ª semana- Uma nova era

Um bem-haja a todos os nossos simpáticos leitores,

Esta semana começámos já a trabalhar no nosso novo tema de "Ciências Forenses e Criminais".
Primeiramente, informamos a nossa professora do nosso novo tema, objectivos e produto final que pretendemos obter. De uma forma geral, demos os primeiros passos na elaboração do ante-projecto que é suposto entregarmos amanhã.
Relacionado com esta temática, tomamos conhecimento que uma antiga professora nossa (Profª. Manuela Vale) estaria interessada em abordar este nosso novo tema num futuro trabalho. Assim, dirigimo-nos ao PBX para sabermos se estaria a ter aulas. Obtivemos uma resposta afirmativa o que nos levou a esperar até ao intervalo para nos encontrarmos com a supracitada. Enquanto esperávamos, dirigimo-nos para a sala onde aproveitamos o tempo que tínhamos para procurar ideias acerca do nosso projecto a desenvolver, bem como a criação deste blog que aqui vêem. Chegado o intervalo dirigimo-nos para o pavilhão F e esperamos que a Profª Manuela Vale saísse da sala F30 e viesse ter connosco. A professora mostrou uma atitude colaboradora e ajudou-nos a esclarecer alguns assuntos relacionados com esta temática. Forneceu ainda um conjunto de documentos que nos deverão ser bastante úteis.
De regresso à sala de aula, depois de um intervalo atribulado, [este grupo tem 190 minutos de AP por semana (90+intervalo+90)] expusemos à professora as nossas ideias e o que resultou da nossa conversa com a Profª Manuela Vale. Assim, estamos a pensar, como produto final, elaborar um livro que inclua as diversas técnicas que iremos abordar (Impressões digitais, Antropologia, Análise de DNA e o tal que o Nelson decidiu criar suspense) para vir, cada uma das quatro, a ser analisada por cada um dos elementos do grupo (amanhã realizaremos um sorteio para decidirmos quem fica com o quê). Para além disso, estamos a pensar elaborar um pequeno vídeo subordinado a este tema e uma palestra no auditório onde iremos expôr o nosso trabalho com um contributo de um convidado especial (Já tivemos uma ideia de alguém que nos possa vir a ser útil, mas só revelaremos o seu nome quando tivermos tudo confirmado). É tudo por hoje.

Vemo-nos numa próxima oportunidade,

Francisco Assunção nº10 12ºB

domingo, 15 de novembro de 2009

8ª Semana

Aqui estou eu de novo, caros "fãs", para vos falar de mais uma das exaustivas aulas de AP (tenho sempre de tomar Xanax depois de cada aula, vá-se lá saber porquê :D)...


Como já sabem, mudámos de tema para o nosso projecto e, como tal, no início da aula informámos a nossa professora do novo tema. Em seguida, uma vez que sabíamos, graças a uma colega nossa, que a nossa antiga professora de Química, Manuela Vale, estava interessada em trabalhar em algo relacionado com o nosso tema, fomos procurá-la para falarmos sobre o que ela tinha em mente. Verificámos que tinha aulas durante toda a manhã, portanto, tínhamos de esperar até ao intervalo. Assim, regressámos à sala de aula e dedicámo-nos à criação de um novo blog (este) alusivo ao novo tema. Também procurámos na Net ideias sobre o que poderíamos desenvolver ao longo do ano. Quando chegou o intervalo, fomos ter com a professora Manuela Vale e explicámos-lhe a nossa situação. Então, ela expôs-nos as suas ideias e ainda nos forneceu alguns documentos que nos irão ser, de certeza, úteis.

Em seguida, voltámos à sala de aula e comunicámos à professora Ana Maria Meireles (prof. de AP, não sei se já vos disse) tudo o que nos lembrávamos. Depois comunicámos os nossos objectivos e produto final que esperamos obter com o desenvolvimento deste projecto. Posso informar-vos que esperamos conseguir aprender algumas técnicas forenses que são usadas em casos criminais (tais como a análise do sangue, impressões digitais e mesmo ADN) e depois, compilar toda essa informação num livro. Pretendemos também realizar uma actividade experimental no Dia Aberto das Ciências da nossa escola e ainda uma palestra, no final do ano lectivo.
Não ocorreu mais nada de especial até ao final da aula, pois apenas nos limitámos a pesquisar informação na Internet.

Por agora é tudo,
Até à próxima semana,
Edgar Pires n.º8 12.ºD