Não é preciso ser-se um génio para constatar que, se há uma semana atrás faltavam 2 semanas para o dia da apresentação oral de AP, hoje falta apenas 1 semana para esse tal dia D. Assim, é normal que a partir de agora, a pressão recomece a aumentar, uma vez que a próxima semana vai estar repleta de testes, apresentações e até debates (porque é que os professores escolhem sempre a mesma semana para as avaliações formais?!)...
sexta-feira, 5 de março de 2010
Aula do dia 05/03/2010
Não é preciso ser-se um génio para constatar que, se há uma semana atrás faltavam 2 semanas para o dia da apresentação oral de AP, hoje falta apenas 1 semana para esse tal dia D. Assim, é normal que a partir de agora, a pressão recomece a aumentar, uma vez que a próxima semana vai estar repleta de testes, apresentações e até debates (porque é que os professores escolhem sempre a mesma semana para as avaliações formais?!)...
quinta-feira, 4 de março de 2010
Aula 26/02/2010
Aula do dia 26-02-2010
Vou começar por pedir desculpa por ter falado na aula do dia 19-02-2002. Não me lembro o que fiz há oito anos atrás, pelo que me referia a este ano (obviamente).
Quanto à última aula, uma aula de decisões (não muito importantes), houve muita discussão (com isto quero dizer assuntos a discutir). Diga-se que houveram duas discussões: uma delas para escolha do representante do grupo para a Exposição Final de Área de Projecto. Por selecção natural eu fui "O Escolhido"; também se falou nas tarefas a que nos encarregaríamos no dia do sarau. Todos nós escolhemos ser seguranças, mas eu não poderei prestar os meus dotes físicos durante o "não tão seguro" Sarau, pois estarei a comandar a exposição do nosso grupo.
Durante o tempo que nos restou, escrevemos (e enviamos) um mail para o IPATIMUP, pedindo que nos disponibilizassem fita adesiva e pó para recolha de impressões digitais, pois, por já lá termos feito identificação e recolha das mesmas, sabíamos que o que estávamos a pedir estaria ao alcance dos responsáveis do LA Aberto do IPATIMUP. Posto isto, eu e o Helder, acrescentámos algumas informações ao prefácio do livro mais esperado do ano. Mas não me fiquei por aqui!!! Como o livro era um dos nossos objectivos para este período, ainda tive que procurar mais alguns factos sobre o meu tema (Antropologia Forense), porque após ter resumido o que tinha (em casa), percebi que precisava de mais informação...
Sem mais a acrescentar,
Nelson Cardoso nº18 12ºD
Semana 8 do 2º Período
Boa tarde a todos!
Antes da aula da passada semana, mais propriamente no intervalo, tive uma curtíssima conversa com a Prof.ª Manuela Vale, que me informou que já sabe o preço dos reagentes que lhe solicitei. Certamente que me informará, quando estiver na posse desses mesmos reagentes.
A aula da passada sexta-feira, foi bastante calma e não houveram acidentes a destacar. Em primeiro lugar, surgiu-nos a ideia de solicitarmos ao Laboratorio Aberto do Ipatimup, o empréstimo de uma porção do pó por nós usado na visita de estudo realizada no período passado, para realizarmos a mesma experiência no Dia Aberto.

Para isso pedimos o endereço de correio electrónico ao grupo "Genética, Saúde e Ambiente" que tratou de organizar essa visita de estudo. A resposta já nos foi dada e ficamos a saber que o pó utilizado foi nada mais nada menos que pó de grafite. Assim sendo, penso que não será difícil encontrarmos este pó sem necessitarmos de visitar o Laboratório Aberto.
Seguidamente, preocupamo-nos com a realização de cada uma das partes do nosso livro. Contamos terminar a parte escrita ainda no decorrer deste período, e como, conforme a contagem oficial fornecida pelo Edgar, só nos resta uma aula até as apresentações orais, devemos ter praticamente tudo ultimado já na próxima semana. De minha parte já tratei de escrever a introdução ao meu tema e uma boa parte do desenvolvimento. Tentei simplificar bastante a escrita para se tornar acessível a uma pessoa que não perceba rigorosamente nada deste tema. Isto porque a nossa palestra estará aberta a pais, professores e alunos que podem não ter o conhecimento básico nesta área e estamos a contar dirigirmo-nos a essas pessoas para aquisição dos livros.
Já na parte final da aula, foi-nos solicitado que escolhessemos um represante do nosso grupo para a exposição final de trabalhos de AP que decorrerá no Sarau da escola. Após horas intensas de reflexão, decidimos, por unanimidade, que o Nelson ficará com esse cargo, e certamente que o irá representar com toda a qualidade que este grupo enverga. Para além disso, cada aluno ficará responsável por uma secção da organização do Sarau. Ora, partindo do pressuposto que todos os elementos do grupo rondam os 1.80 m nada melhor do que participarmos na parte relativa à segurança e aos patrocínios e darmos azo ao nosso poderio físico.
Assim passou uma semana, até à próxima,
Francisco Assunção nº10 12ºB