quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Semana 7 do 2º Período

Olá a todos!
Nesta semana o nosso trabalho foi centrado essencialmente no início da elaboração do livro e com os preparativos para a nossa intervenção no Dia Aberto das Ciências. De minha parte, nesta aula preocupei-me em procurar mais informação relacionada com a experiência do reagente de Kastle-Meyer que já havia anunciado a semana passada.

Em virtude desse facto, procurei saber mais sobre esta experiência e dirigi-me à nossa antiga Professora de Física e Química, a Drª Manuela Vale. Assim, e após uma pesquisa no 1º bloco, dirigi-me ao laboratório de Física, onde encontrei a professora e lhe perguntei se havia a hipótese de na escola elaborarmos o referido reagente. A professora, muito amavelmente como sempre, referiu que seria difícil encontrar as proporções exactas de cada ingrediente do reagente, e que por isso seria viável a compra do reagente já preparado ou então tentarmos o empréstimo de uma pequena porção do reagente por parte da polícia ou uma agência de inspectores judiciais. Mais tarde, acabei por descobrir que a fenolftaleína do reagente leva um tratamento especial até ficar no estado sólido o que torna impossível fazermos o reagente aqui na escola. Por isso, já tratei de falar com a professora responsável pela compra dos reagentes para a escola, e talvez amanhã já tenha mais informações sobre essa possível aquisição. Para além disso, a Prof. Manuela Vale sugeriu uma 2ª hipótese que se trata da detecção de pegadas usando o reagente de negro de amido. Ainda mostrou-me um vídeo que me admirou relativamente à eficácia da experiência. Por isso, e como segunda hipótese solicitei também à professora a possível aquisição deste reagente. Seguidamente, voltei à sala e informei os meus colegas sobre a minha conversa com a professora. Mais tarde, também falei com a professora de AP, que tinha estado ausente da sala no 1º bloco, e dei-lhe conhecimento da situação.

Já no segundo bloco, continuei a pesquisa da informação ( alguma dela em línguas que não o português ) e encontrei um vídeo que me esclareceu bastante sobre esta experiência. Podem vê-lo aqui em baixo.

Penso que agora já devem ter ficado com ideia daquilo que pensamos fazer.

É tudo, espero trazer novidades na próxima semana

Francisco Assunção nº10 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário