quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

6ª aula do 2º Período

Entusiastas saudações a todos os nossos leitores!

Nesta semana, após cumprida que está a meia dúzia de aulas de AP do período, chegou a hora de começarmos a pensar no relatório que desta vez será individual e não grupal como foi no período passado. Com esse propósito fim, todos os alunos do 12º ano assistiram a uma palestra com a professora Rosa Amaral com o intuito de nos orientar para a elaboração deste documento de AP.

Isto ocupou-nos os primeiros 90 minutos e posso-vos dizer que nos vai dar imenso jeito, prova disso, tomámos notas essenciais que nos vão certamente ajudar a potenciar a nota que já havíamos tirado no 1º período.

O segundo bloco foi ocupado com algumas experiências que realizámos na detecção de impressões digitais utilizando pó de giz e um simples pincel da barba que o Helder tinha lá em casa. Posso-vos dizer que tivemos uns resultados satisfatórios e parecemos bem encaminhados para utilizar esta experiência no Dia Aberto. Para além disso, surgiu-nos a ideia de usar uma técnica simples para detecção de manchas de sangue. Ora, o mais simples que eu consegui encontrar foi a reacção com o reagente de Kastle-Meyer que é constituido por uma mistura de fenolftaleína, pó de zinco e hidróxido de sódio. Parecem reagentes fáceis de encontrar no nosso laboratório de química da escola. Certamente que tentaremo-nos informar melhor, junto da Prof. Manuela Vale acerca do modo como ocorre esta experiência e brevemente vos daremos notícias.







Até a próxima,

Francisco Assunção nº10 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário